As energias renováveis progrediram de forma positiva nos últimos 15 anos, graças à evolução tecnológica, redução dos custos de produção e ao interesse governamental na sustentabilidade. Assim, investimento em energias renováveis tornou-se uma oportunidade interessante.

As energias renováveis são capazes de se regenerarem de forma natural e sustentável como a energia solar, hídrica, eólica e geotérmica. Com uma sociedade cada vez mais preocupada com questões ambientais - desde alterações climáticas à poluição atmosférica; a produção de energias renováveis tem tido um aumento na sua procura e importância.

  • As energias renováveis uma forma de diminuir a pegada ecológica em comparação com as fontes de energia tradicionais.

  • Marcas preferem cada vez as energias renováveis como uma estratégia de branding – diferenciação aos olhos de consumidores, cada vez mais envolvidos e interessados em questões ambientais.

  • Entidades governamentais optam por incentivar projetos de energias renováveis como uma alternativa menos poluente aos combustíveis fósseis.

A procura crescente das energias renováveis também se deve às vantagens que estas trazem sobre as energias fósseis:

  • Respeito pelo Meio Ambiente: Não geram gases de efeito de estufa, nem outras emissões poluentes.

  • São Ilimitadas: São obtidas a partir de recursos inesgotáveis da natureza, sendo possível recorrer a elas permanentemente.

  • São Mais Seguras: Não emitem gases prejudiciais para os seres vivos.

  • Oferecem Maior Flexibilidade: Podem ser instaladas em qualquer lugar: barcos, trailers, habitações, edifícios.

  • Não geram Resíduos de Tratamento Difícil: São fáceis de desmantelar e não é necessário proteger os seus resíduos.

  • Favorecem a Independência Energética: Desenvolvem a economia da região, onde aplicada, promovendo sua autonomia.

  • Promovem o Emprego: Criam cinco vezes mais postos de trabalho do que as energias convencionais.

A Amónia Verde: Energia Renovável com Resultados!

A amónia verde é produzida a partir do hidrogénio verde, um combustível obtido por meio de fontes renováveis, num processo denominado eletrólise. De modo geral, a amónia verde é feita de três matérias-primas: água, ar e energia renovável.

A amónia é verde porque é produzida a partir de fontes de energia totalmente limpas. É uma energia renovável, alternativa sustentável e livre de emissões, com diversas aplicações na indústria noutros setores.

É, portanto, ao contrário da tradicional, altamente sustentável e versátil, e pode ser aplicada, por exemplo, nos seguintes casos:

  • Combustível Limpo: pode ser usada como combustível em motores de combustão interna e células de combustível, proporcionando uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis.

  • Armazenamento de Energia: opção promissora para armazenar energia excedente de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

  • Indústrias Sustentáveis: A indústria química pode usar a amónia verde como matéria-prima, reduzindo assim as emissões de carbono associadas à produção de insumos.

A grande vantagem da amónia verde é poder ser utilizada como vetor energético e também armazenador de energia.

As energias renováveis são capazes de se regenerarem de forma natural e sustentável como a energia solar, hídrica, eólica e geotérmica.

Artigo de Isabel Meireles by LEILOSOC® datado de 22 de abril